Home » Educação Infantil

Educação Infantil

O EDUCAR, O CUIDAR E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pensar em Educação Infantil no momento histórico atual é poder adentrar peculiaridades e especificidades próprias da etapa educativa que propõe um conhecimento de mundo que possa envolver a criança em vários campos como a linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, movimento, música, artes visuais, passando por um processo de identidade e autonomia, com formação pessoal e social, isto é, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação.

É na sala de aula que o cenário estimulante é capaz de facilitar e sugerir múltiplas possibilidades dessa ação, ampliando assim, suas vivências e a consolidação de experiências diversificadas.

O trabalho pedagógico voltado para o segmento infantil considera como um de sues pressupostos, os processos cognitivos, afetivos, sociais e motores que permeiam a aprendizagem e encontram as diretrizes que apontam para a importância da criança participar de forma ativa de seu processo, proporcionando-lhe situações m que ela possa fazer escolhas, tomar decisões, socializar descobertas e conquistas, pois assim estará estruturando seu pensamento e otimizando sua capacidade de aprender.

Adoção dessa perspectiva possibilita que a criança através do lúdico, como mais um eixo organizador de trabalho, conheça, interprete, utilize e avalie o significado da aprendizagem, pois é através dele que se estabelece o vínculo entre o imaginário e o real.

Santuário de Lourdes

Calendário do Mês

Parceiros