Percebemos o educando como ser integral, promovendo a alegria, fortalecendo a autoestima, levando em conta a sua autonomia e experiências vividas, preparando-os para serem agentes transformadores, solidários, sensíveis, críticos, interativos e capazes de atuarem com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem e na qual esperam ver atendidas suas expectativas individuais, econômicas e políticas.
Propomo-nos a formar indivíduos conscientes, capazes de dimensionar e redimensionar seus conhecimentos, utilizando-se de sua capacidade intelectual e de liderança, contribuindo para o bem comum através de sua participação crítica, baseada nos valores sociais da verdade, da sensibilidade, da autonomia, da competência, da sociabilização e do respeito ao próximo.
Queremos formar pessoas que pensem, que estejam comprometidas com a vida, com a sociedade e com o ambiente, cuidando e preservando, sendo presença ativa na luta por direitos, pelo exercício da cidadania e qualificação para o trabalho; formar pessoas que possam enfrentar os desafios que o mundo apresenta. Para isso procuramos e precisamos desenvolver em nossos educandos suas potencialidades, para que possam criar e recriar, pesquisar, observar, discutir, analisar, sintetizar, criticar, avaliar, refletir e reproduzir todas as suas aquisições, perpetuando, desta forma, os conhecimentos e descobertas humanas.
O Serviço de Animação Vocacional é um processo comunitário que busca levar o jovem ao discernimento vocacional progressivo e contínuo, mediado por uma Irmã, Animadora Vocacional, que é auxiliada pelas demais irmãs da Comunidade.
Ele nasce do trabalho de cada Irmã, no qual o “viver o projeto vocacional” como obra e iniciativa divina, permite uma profunda abertura à Vontade de Deus, que inspirando, coloca cada uma, primeiramente, na radicalidade do Seguimento de Jesus Cristo a exemplo de nossos fundadores.
Fundamentos do SAV – Serviço de Animação Vocacional.
A atividade vocacional de Jesus é o centro e modelo do SAV. Como Animador Vocacional Ele soube:
Na consciência de sermos chamadas e enviadas pelo Pai, buscamos ajudar a jovem no cultivo de um grande bem querer, que mergulha no mistério do “chamamento” de Deus que acolhe aqueles que, por Amor, Ele escolhe.
Ajudar as jovens no despertar e no discernimento do chamado.
Orientar para o amadurecimento pessoal e comunitário da jovem, a fim de que possa realizar sua integração adulta na Igreja, fazer com plena responsabilidade sua opção vocacional e testemunhar com a vida a autenticidade de sua vocação.
Favorecer momentos para que haja superação ou integração de inibição e medos, muitas vezes inconscientes, que dificultam ou até impedem:
Toda vocação é uma resposta de amor pessoal ao Senhor que chama. Nenhuma técnica pode substituir a Ação do Espírito Santo; mas a Ação do Espírito não dispensa a nossa participação. Por isso, sentimos a importância de organizar, coordenar e dinamizar as forças existentes em nossa Província, de modo que somos instrumentos valiosos, através dos quais, Deus poderá fazer chegar o chamado até as jovens, “Nada mais motiva tanto o despertar vocacional como o testemunho de vida alegre, realizada, de fé e coragem daquelas que fizeram a opção radical pelo Reino.” (João Paulo II)
Neste sentido, procuramos ser pessoas consagradas que cultivam a alegria de uma identidade própria que vem da mística e espiritualidade de seus fundadores, dos quais buscamos o entusiasmo necessário de sermos profetizas da bondade e da ternura de Deus Pai e Mãe.
Por estar alicerçado na capacidade para acolher e escutar as jovens, o acompanhamento é o “lugar da graça”, pois acreditamos que somos simples instrumentos deste Deus que chama e convoca.
Somos Rede Lourdina de Educação. Nossa missão é educar com valores, excelência e alegria. Há 110 anos no bairro de Botafogo/RJ, sendo sinal de vida e esperança a partir do carisma e da espiritualidade do instituto das irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes.