Ensino Médio

Nessa etapa, os adolescentes consolidam valores, atitudes, elaboram projetos de vida, preparam-se para os desafios do vestibular e encerram um ciclo de transformações, no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.

Pretende-se que os alunos desenvolvam seus potencias e aprendam a maior quantidade de conceitos, procedimentos e atitudes possíveis, através das experiências escolares, de modo a poderem enfrentar, com segurança, seus estudos superiores, aptos a darem continuidade à sua formação.

Nossa proposta pedagógica possibilita aos alunos o domínio de diferentes linguagens e códigos, estimula a reflexão, a iniciativa e o senso crítico e estético. Integrando-o ao mundo atual e no exercício da cidadania.

Aprender significa elaborar uma representação pessoal dos conteúdos; interiorizá-los, modelando e remodelando esquemas de conhecimento.

O trabalho desenvolvido tem como alicerce as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, que concebe o conhecimento como construção coletiva e a aprendizagem como construção de competências em torno do conhecimento.

As disciplinas obrigatórias básicas do currículo são organizadas em três áreas:

  • – Códigos, Linguagens e suas tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Artística e Educação Física.
  • – Ciências Humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso.
  • – Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias: Biologia, Química, Física e Matemática.

O planejamento é elaborado para dar sentido e significado ao conhecimento, respeitando a capacidade de generalização e a autonomia do aluno neste estágio.