Educação Infantil

O educar, cuidar e a aprendizagem na Educação Infantil.

Pensar em Educação Infantil no momento histórico atual é poder adentrar peculiaridades e especificidades próprias da etapa educativa, que propõe um conhecimento de mundo que possa envolver a criança em vários campos, como: a linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, movimento, música e artes visuais, passando por um processo de identidade e autonomia, com formação pessoal e social. Isto é, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação.

É na sala de aula que o cenário estimulante é capaz de facilitar e sugerir múltiplas possibilidades dessa ação, ampliando assim, suas vivências e a consolidação de experiências diversificadas.

O trabalho pedagógico voltado para o segmento infantil considera como um de seus pressupostos, os processos cognitivos, afetivos, sociais e motores que permeiam a aprendizagem e encontram as diretrizes que apontam para a importância da criança participar de forma ativa de seu processo, proporcionando-lhe situações em que ela possa fazer escolhas, tomar decisões, socializar descobertas e conquistas, pois assim estará estruturando seu pensamento e otimizando sua capacidade de aprender.

A adoção dessa perspectiva possibilita que a criança, através do lúdico, como mais um eixo organizador de trabalho, conheça, interprete, utilize e avalie o significado da aprendizagem, pois é através dele que se estabelece o vínculo entre o imaginário e o real.

  • ➢ Pré I e Pré II – Robótica.
  • ➢ Do maternal II ao Pré II - Programa Bilíngue