Ensino Fundamental

Fundamental I

O prazer de aprender está relacionado ao entendimento que se tem sobre tudo o que está ao redor. Transformar informação em conhecimento contribui para a formação de um aluno participativo, tornando-o um cidadão crítico – construtivo.

O Ensino Fundamental mantém os objetivos de que os alunos apropriem-se dos conhecimentos socialmente construídos na história da humanidade, organizados nas diferentes disciplinas escolares e integrados aos conteúdos, para que possibilite a ampliação de suas capacidades e vivencie a escola como um espaço de discussão e partilha do saber.

O ensinar e o aprender fazem parte desse processo de construção, onde o aluno é estimulado, enquanto sujeito capaz de interagir, avaliar e questionar, sob a orientação do professor que define procedimentos, pensando a educação como uma prática social, inserida em um contexto político e cultural. Mais do que aprender o que lhe é ensinado, aprender a aprender – uma lição imprescindível para o resto da vida.

Fundamental II

O Ensino Fundamental tem como objetivo orientar o aluno na busca de si mesmo e na aquisição do conhecimento, tornando-o um cidadão crítico- construtivo, capaz de interagir e transformar o mundo que o cerca, possibilitando a construção de uma postura de estudo e reflexão permanente. Nesta etapa, o aluno é sujeito de seu desenvolvimento, seu pensamento adquire novas possibilidades, levantando hipóteses, abstraindo levando ao conhecimento de forma autônoma.

A transdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos é um caminho para dominar os saberes que se acumulam de forma vertiginosa. Outra visão de construção do conhecimento é a interdisciplinaridade que possibilita o trabalho com as disciplinas obrigatórias básicas do currículo que são: Língua Portuguesa (Redação, Literatura), Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua estrangeira (Inglês, Francês e Espanhol), Educação Artística, Educação Física e Ensino Religioso.

A Informática é um suporte para todas as disciplinas, possibilitando o desenvolvimento de projetos com os alunos. A monitoria possibilita aos alunos um espaço para o acompanhamento e orientação de estudos nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências.